CONSULTORIA

A inovação é, sem dúvida, um importante instrumento de competitividade das empresas, um diferencial que pode garantir sua sobrevivência em um cenário de economia globalizada. Novas ideias que surgem com frequência dentro das empresas são fonte de inovação, desde que devidamente trabalhadas para se transformar em negócio, ou em valor agregado reconhecido pelo mercado.


Para chegar a esse ponto, é necessário seguir um processo de criação, com a realização de vários testes e experimentos que antecedem o eventual desenvolvimento do novo produto ou negócio. E, antes de mais nada, é fundamental implantar na empresa uma cultura voltada para a inovação, envolvendo colaboradores, gerentes e a própria direção.


O papel da área de Consultoria e Inovação da Scopus é, justamente, estimular a geração de ideias voltadas para a melhoria dos processos de negócios nas empresas e executar as de maior impacto, de modo a buscar o aumento de receitas e margens e o controle de custos. O processo inclui a identificação dos processos de negócios da empresa, a medição da eficácia operacional, a determinação dos pontos críticos e a geração de ideias capazes de promover melhorias na usabilidade, automação e segurança.


Para isso, a área de Consultoria e Inovação da Scopus utiliza técnicas de consultoria de negócios e ferramentas tecnológicas avançadas, além de contar com o conhecimento e a experiência de uma equipe de profissionais altamente capacitados - muitos deles ligados a instituições de pesquisa -, que podem ajudar as organizações a estruturar e implantar uma cultura de inovação.


A Scopus possui uma antiga parceria e colaboração com o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o qual desenvolve pesquisas aplicadas e processos de inovação. Além disso, sua equipe de Consultoria e Inovação está apta a ajudar as empresas a formatar projetos dentro dos critérios da Lei do Bem (Lei 11.196/2005), que oferece incentivos para financiamento de projetos de inovação.