Scopus é premiada por sistema inovador de recomendações personalizadas a usuários

São Paulo, 29 de junho de 2016 - Um sistema de recomendações personalizadas, feitas com base no perfil e no interesse demonstrado pelo usuário em determinado produto ou serviço. A novidade, apresentada pela Scopus durante o CIAB FEBRABAN 2016 - que se realizou na semana passada em São Paulo -, foi uma das soluções da empresa contempladas com o Prêmio efinance, na categoria Inovação.


Trata-se de um aplicativo para dispositivos móveis, chamado Direto, que identifica os interesses do usuário e busca informações sobre o assunto, em diferentes sites, portais, lojas físicas e até em redes sociais. O resultado é apresentado em forma de recomendações personalizadas, que podem conter fotos, vídeos, notícias e reviews sobre o produto, bem como comparação de preços e mesmo opiniões de amigos ou de outros usuários.


“A ideia é acompanhar o usuário em todo o ciclo que leva à compra, oferecendo o conteúdo certo, na hora certa”, explica Reginaldo Arakaki, gestor da área de Consultoria e Inovação da Scopus. Para isso, o aplicativo (por enquanto, para sistema Android) utiliza técnicas de Big Data e Machine Learning, que permitem processar o grande volume de dados coletados pelos sensores do próprio smartphone, por dispositivos de localização (como beacons e GPS) e, ainda, informações obtidas em redes sociais, por exemplo.


Diversos algoritmos otimizam o conteúdo oferecido pelo sistema de recomendação, que tem capacidade de determinar a relevância das informações em função do comportamento (e do feedback) do usuário, ao longo de todo o processo de compra. “Ao mesmo tempo em que facilita a vida do usuário, a ferramenta amplia as oportunidades de negócio no varejo, ao compreender o comportamento de compra do cliente e ajudá-lo em suas decisões”, destaca Arakaki.


O Direto recebeu o Prêmio efinance, da Editora Executivos Financeiros, como destaque na categoria Inovação Assistente Pessoal. Outras duas soluções da Scopus também foram contempladas na edição deste ano do Prêmio efinance: o aplicativo CIAB de Bolso (Inovação Assistente Pessoal) e o sistema de identificação de atividades e detecção de padrão biométrico de usuários (categoria Inovação Biométrica).