Scopus lança soluções de IoT e de realidade aumentada no Ciab 2017

Realidade aumentada, Internet das Coisas (IoT), biometria comportamental, tecnologia de criptomoedas e um técnico virtual, que permite a intervenção remota em computadores para a execução de manutenções e atualizações de software. Essas foram as principais atrações do estande da Scopus no Ciab FEBRABAN 2017, um dos mais importantes eventos em Tecnologia da Informação para o setor financeiro da América Latina, que se realizou entre os dias 6 e 8 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.


Para demonstrar suas inovações tecnológicas, a Scopus teve em seu estande uma sala de negócios conectada virtualmente ao Fablab, ambiente de experimentação de conceitos e soluções que fica na sede da empresa, a aproximadamente 26 quilômetros de distância do Transamerica. A ideia é permitir que o visitante do Ciab pudesse ver as aplicações em tempo real, no Fablab. “Essa é também uma forma de mostrar, na prática, uma aplicação de realidade aumentada, tecnologia que permite o acesso e manipulação de objetos em ambientes reais por meio de técnicas digitais”, explica Reginaldo Arakaki, gestor da área de Consultoria e Inovação da Scopus.


Já o conceito de Internet das Coisas foi apresentado por meio de um aplicativo móvel, que permite ligar/desligar o ar condicionado, escolher a cor da iluminação da sala e verificar a temperatura e a quantidade de itens do frigobar - inclusive com indicação da necessidade de reposição. Para isso, a aplicação utiliza um protocolo de comunicação aberto, que possibilita a integração de dispositivos (sensores e atuadores) de fabricantes diferentes.


Outro destaque do estande foi o Técnico Virtual. “Essa solução desenvolvida pela Scopus permite entrar remotamente nos computadores instalados nas agências bancárias, em horários fora do expediente, para realizar a manutenção ou atualização automática de software, por meio de robôs, de modo seguro e melhorando a disponibilidade das agências”, explica Arakaki.