Vale Digital da Scopus permite transferência de dinheiro entre pessoas via redes sociais

Transferência de valores em dinheiro entre pessoas que não têm conta no mesmo banco, de forma segura, utilizando o celular e as redes sociais. Essa é uma das inovações desenvolvidas pela Scopus e que foi apresentada em seu estande no Ciab FEBRABAN 2017, evento realizado entre 6 e 8 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.


A aplicação, chamada Vale Digital, tem como principal benefício a comodidade do cliente, que não precisa se preocupar em sacar o dinheiro para entregar à outra pessoa ou em solicitar seus dados bancários para realizar a transferência, via internet ou ATM. “O objetivo é agilizar o repasse de valores monetários entre pessoas de forma digital, atribuindo um ‘vale’ à quantia que se quer transferir”, explica Oscar Dantas Vilcachagua, gerente de Inovação e Pesquisa da Scopus. “Uma vez lastreado, o Vale Digital pode ser repassado para outra pessoa por intermédio de redes sociais, como WhatsApp e Facebook, ou mesmo por SMS.”


Ao receber o vale, a pessoa pode sacar o dinheiro em um ATM ou até mesmo utilizar o valor para pagar contas, fazer compras ou recarga de celular, por exemplo. Segundo Vilcachagua, a segurança da transação é garantida por elementos de criptografia associados ao Vale Digital - que, na prática, cria um lastro em moeda real. Com isso, até mesmo pessoas que não têm conta em banco podem ter acesso à conveniência dos serviços financeiros oferecidos via internet e dispositivos móveis. “Trata-se de uma solução que promove inclusão financeira e digital, além de diminuir a circulação de numerário”, conclui o gerente da Scopus.